terça-feira, 19 de maio de 2009

Numerologia na TVE.

Carta aberta ao programa Viva Bem, que em 20/05/2009 apresenta uma entrevista com numeróloga.

Abaixo a carta:

Boa noite.

Já há algum tempo tenho estado relativamente decepcionado com a TVE e sua programação. Relativamente, porque ainda encontro ali um oásis de cultura no mar de baixo nível intelectual em que se embrenha a TV brasileira. Talvez por um dever cidadão, me sinto impelido a dar uma opinião forte em relação a uma entrevista em particular. Ao invés de nos fornecer alguma produção a respeito de psicologia, medicina evolutiva (2009 é o ano de Darwin), ou o marco histórico que foi a manutenção do telescópio espacial Hubble (em outro programa, claro), tempo em horário nobre é gasto com a mais absurda superstição: numerologia. O programa Viva Bem de 20/05/2009 retransmite uma entrevista sobre um tema absolutamente dispensável. Desde quando esta bobagem é cultura? Desde quando qualquer uma de suas alegações se mostrou suficientemente demonstrável a ponto de merecer horário nobre numa emissora cultural? Porque não fazer uma entrevista explicando os problemas de se passar sob uma escada? Com certeza favorecerão a qualidade de vida das pessoas de modo tão eficaz quanto a numerologia. Porque, então sim, não nos agraciam com um programa capaz de nos dar capacidade de detectar pseudociências (como esta) e terapias danosas que tanto em moda estão?
Simplesmente já não se tem a quem recorrer, vista a absoluta falta de critério científico na escolha de temas. Essa estudiosa dos "números" sabe lá o que é um logaritmo? Uma função? Ou qualquer tema minimamente pertinente à verdadeira ciência dos números, a Matemática? Mas muito mais importante: esta pessoa tem a mínima noção de base numérica? Possui noção que só contamos com 10 símbolos (0 a 9) apenas porque temos 10 dedos nas mãos? Toda a numerologia tem como absoluta a base decimal quando na verdade ela não tem nada de especial. Invente a sua base e toda a matemática funciona igual. Mas a numerologia, não. Se tivesse alguma noção de base numérica, bem como o pessoal responsável pela escolha do tema, perceberiam como esta "ciência" numerológica é ridícula. Mais ridículo é que se dedique horário nobre a tal tema, sem o investigar antes. Absolutamente urgente que haja um consultor científico na TVE.
Espero que ao menos para as próximos edições do programa, não nos tragam astrólogos, homeopatas, padres, terapeutas holísticos mas alguém que possa afirmar algo com alguma propriedade científica e não "sabedoria" herdada de ideologias ou toda espécie de crenças. Apenas para deixar bem claro: Estão perdendo uma grande chance de produzir algo realmente pertinente e não trazer ao povo o pão e o circo, algo que apenas os agrade para aumentar a audiência. Minha ingenuidade espera que não seja isso o ocorrido.
Se esta crítica ainda lhes parece infundada, então de fato a TVE passa por um grave problema. A falta de senso crítico. Se há fundamento, então as chances de que venha a virar uma crítica construtiva se multiplicam. Como minha esperança de uma melhor programação.

Sem mais.
Obrigado pela atenção.

Giuliano Gasparini

-----

A chamada da página ao programa:
VIVA BEM
20 de maio- Na reprise desta quarta, às 20h30min, o programa vai tratar do assunto numerologia, com a numeróloga Lucimara Stráda. Você vai entender como a numerologia se relaciona com a qualidade de vida, os nomes artísticos problemáticos e o significado do primeiro nome das pessoas. O programa é produzido por Cecília Jacoby e apresentado por Izabel Ibias.




--
Giuliano Gasparini

"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores."
[ Bruce Calvert ]

"Great minds discuss ideas. Average minds discuss events. Small minds discuss people." [ Eleanor Roosevelt ]

3 comentários:

Jeferson Arenzon disse...

Deixa eu adivinhar: não responderam...
A carta esta ótima.

Unknown disse...

Tchê, tanto não comentaram como também repetiram o programa, pro meu desespero.

Abraço e obrigado pelo primeiro comentário no meu blog natimorto. ehehe.

Celso disse...

Meu amigo, sou solidário à sua indignação porém a de se ver que a TV gera em torno de audiencia e não de informação. A Tv aberta brasileira sempre foi um lixo e os poucos canais "culturais" estão sucateados e a beira de fechar as portas.

Se um canal que gosto muito e considero "de nível" como o history channel apela algumas vezes a programas sob pseudo ciencias imagina um canal brasileiro de tv aberta com o funcionalismo desmotivado e sem recursos para conseguir "algo melhor"...